Editorial do Bolg do Parete


Prezados vizinhos, sou morador do Condomínio Parete desde 1984 e em momento algum me candidatei para exercer as funções de membro da Administração, pois entendo que a forma administrativa é equivocada em relação ao estabelecido na Convenção Condominial, Capitulo VIII, Artigo 11, disponível no Blog.
Sabemos que existem instrumentos de organização e métodos mais eficientes para administrar nosso condomínio, como a proposta de Gestão Participativa, apresentada pelo idealizador do Blog.

Desde a criação do Condomínio Edifício parque Residencial Teresópolis, em 11 de Outubro de 1982, podemos afirmar que houve progressos, tanto na organização financeira, econômica e patrimonial, porém administrativamente existem altos e baixos, não pela capacidade dos administradores, mas sim pelo sistema utilizado.
Este processo é bastante danoso, deixando a comunidade alijada na sua participação, devido à posição que se encontra em relação às instancias de informações, decisões e poder.

Cabe ressaltar, que não fazemos estas constatações, com intuito critico, e sim reconhecendo as dificuldades de administrar com instrumento regimental tão frágil e inoperante.
Como podemos observar, este processo vem se repetindo ao longo dos anos, se tornando uma bola de neve, onde crescem os problemas, as discórdias, e os processos jurídicos, tudo isto acompanhado dos prejuízos constantes a todos nós, pois desconhecemos que irregularidades presumidas, com altos valores gastos em auditorias, retornassem aos nossos cofres.

Se apurássemos um calculo do prejuízo causado pelo modelo de Administração, utilizado até os dias de hoje, desde a criação do condomínio, certamente, o valor daria para termos piscina, salão de festas mais confortável, outras instalações de lazer e segurança, e até mesmo uma taxa de condomínio de menor valor, através do desenvolvimento do enxugamento das receitas e despesas.


O Blog foi criado por iniciativa própria, tendo em vista a falta de um informativo oficial mais efetivo, da instituição Parete, onde os condôminos pudessem acompanhar a vida condominial com Transparência nos seus mínimos detalhes.
Entendemos ainda que deveriam ser liberadas na internet, com usuário e senha, as contas do condomínio na Administradora Auxiliadora Predial S/A.

Paulo Portella



Os documentos e fotos aqui publicados, são cópias fiéis, (Scaneados) dos informativos que aos longos dos anos circularam no Condomínio Edifício Parque Residencial Teresópolis, e/ou foram enviados por condôminos. O Blog não faz pré-julgamentos, somente publica documentos verdadeiros.
Chamamos de ética o que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O que é feito quando ninguém está olhando, chamamos de caráter.
Oscar Wilde